VISITA DE VEREADORES

08/02/2021 / Por: Assessoria de Imprensa

Os vereadores do PTB, Cristina Boni e Sidnei Nunes, visitaram na última semana, três entidades que possuem parceria firmada com a Prefeitura de Encruzilhada do Sul e recebem recursos públicos para seu funcionamento.
    Na quarta-feira, Cristina e Sidnei reuniram-se com Sirlei Madalena Stasinski Lopes, coordenadora de Finanças da Cooperativa Mista de Coleta e Reciclagem de Encruzilhada do Sul – Coomcreal.
    O trabalho da Coomcreal gera 22 empregos diretos, rendendo em torno de um salário mínimo para cada associado, garantindo o sustento de suas famílias. O material reciclável que é coletado pela Cooperativa deixa de ir para o aterro sanitário em Minas do Leão, economizando assim, recursos do município, assim como principalmente a reciclagem economiza recursos naturais do município.
    Mensalmente a Coomcreal recolhe em torno de 35 toneladas de lixo reciclável. Para isso, disponibiliza um caminhão, uma camionete e um trator de pequeno porte utilizado no recolhimento do lixo.
    Pela parceria a Cooperativa recebe mensalmente do Poder Executivo o valor de R$ 78.000,00 anuais, que é repassado de acordo com o cronograma de desembolso constante do Plano de Trabalho firmado entre a Coomcreal e a Prefeitura.
    O vereador Sidnei Nunes falou da importância do trabalho dos catadores e do destino dado aos produtos recicláveis, destacando a importância de cada vez mais darmos destino certo ao lixo produzido em nossa cidade.
    Já a vereadora Cristina Boni disse que o trabalho da Coomcreal e de fundamental importância para o municipío, pois permitirá a continuidade do trabalho de coleta seletiva que vem sendo realizando, contribuindo para a preservação do meio ambiente e auxiliando o município no recolhimento diário de lixo. “Além disso, sabemos do trabalho social que a Coomcreal realiza com a biblioteca existente nos dois endereços da Cooperativa (Lava-Pés e Pólo Madeireiro) e também com o brechó que auxilia no aumento da renda das famílias associadas”, destacou.
    APAE – A segunda visita dos vereadores Sidnei e Cristina foi para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, onde foram recebidos, na manhã da última quinta-feira, 21 de janeiro, pela diretora Olinda Damé Lopes Freitas.
    Na APAE os vereadores puderam conferir o trabalho realizado por essa importante entidade que é a responsável pela Escola de Educação Especial Dinorah Duarte.
    Olinda apresentou o plano de trabalho aos vereadores para o ano de 2021 que faz parte da parceria que a entidade possui com a Prefeitura de Encruzilhada do Sul.
    O Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a firmar parceria com a APAE já está tramitando no Legislativo Municipal. “Foi para conhecer melhor a estrutura e o funcionamento da APAE que fizemos esta visita, assim sabemos da importância de votar favoráveis a este projeto”, destacou Sidnei Nunes.
    A vereadora Cristina Boni, que integra a diretoria da APAE, destacou o excelente atendimento que a entidade presta aos alunos com necessidades especiais do município. “Esses recursos que a Prefeitura repassa para a APAE são fundamentais para que cada vez mais a entidade possa atender da melhor maneira possível os alunos especiais de nossa cidade”, disse Cristina.
    A APAE é presidida por Márcio Piva von Diemen, tendo como vice-presidente Maria Tereza Damé Teixeira. Em dois turnos, atende mais de 50 alunos especiais que têm a sua disposição, além de professores, o serviço de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Psicopedagogia.
    AMBES - Na tarde de quinta-feira, os vereadores Sidnei Nunes e Cristina Boni visitaram a sede do Corpo de Bombeiros de Encruzilhada do Sul, sendo recebidos pelo comandante Adriano Thomazi.
    Os vereadores conheceram a estrutura da corporação e também acompanharam o relato dos objetivos da parceria entre a Ambes (Associação Mantenedora do Corpo de Bombeiros de Encruzilhada do Sul) e a Prefeitura.
    A Ambes é presidida por Leandro Freitas dos Santos e administra a receita e as despesas para a manutenção do Copro de Bombeiros que possui atualmente 11 bombeiros civis e 5 bombeiros militares.
    “A manutenção do convênio entre a Associação e o Executivo é primordial para a continuidade do serviço tão relevante do nosso Corpo de Bombeiros”, destacou a vereadora Cristina.
    Sidnei Nunes destacou a seriedade do trabalho tanto da Ambes quanto dos Bombeiros, a estrutura e equipamentos disponíveis para a prestação dos serviços de combate a incêndio em Encruzilhada.